PRIMATAS

Topo da Página

Os primatas são os mamíferos que compõe a ordem Primates, onde estão incluídos os micos, macacos, gorilas, chimpanzés, orangotangos, lêmures, os babuínos, os seres humanos e outros hominídeos. O polegar, ou dedo oposto, também é uma característica mas não é exclusiva dos primatas (os gambás também têm polegares). Alguns macacos têm os polegares apenas nos seus pés e não nas mãos. O ramo da mamalogia que estuda os primatas é a primatologia.

Primatas
Bonobo (Pan paniscus)
Bonobo (Pan paniscus)
Classificação científica
Domínio: Eukariota
Reino: Animalia
Subreino: Metazoa
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Subclasse: Theria
Infraclasse: Placentalia
Superordem: Primatomorpha
Ordem: Primates

A ordem dos primatas é informalmente dividida em três grupos principais: os prossímios, platirrinos (os macacos do novo mundo) e os catarrinos (macacos do velho mundo), grupo no qual o ser humano se inclui. Os prossímios se caracterizam por seus proeminentes focinhos e longas caudas e, nas espécies mais primitivas, por uma tendência à disposição lateral dos olhos. Neles se incluem os Lemuriformes, Chiromyiformes, Lorisiformes e Tarsiiformes. Os platirrinos possuem narinas distantes entre si e voltadas para os lados. Os catarrinos se caracterizam por ter o focinho mais ou menos reto e narinas dirigidas para a frente.

De acordo com as evidências fósseis, os ancestrais dos primatas já existiam no baixo cretácio. Estudo com o relógio molecular sugerem que ainda mais antigo, tendo se originado pelo menos no médio cretácio. Acredita-se recentemente que sejam mais intimamente relacionados aos colugos e, mais distantemente, aos escandêncios. Primatas provavelmente evoluíram dos plesiadapiformes. Alguns paleontólogos acreditam que o Purgatorius, que viveu no estado de Montana seja o primeiro primata do mundo. Entretando há também a possibilidade deste pequeno animal ser da ordem dos Plesiadapiformes.

História evolutiva

Euarchontoglires
Glires

Rodentia (roedores)



Lagomorpha (coelhos, lebres e pikas)



Euarchonta

Scandentia (escandêncios)




Dermoptera (colugos)




Plesiadapiformes



Primatas






Taxonomia

A ordem dos Primatas divide-se em duas subordens: Strepsirrhinis, que inclui os lêmures e os lóris; e Haplorrhini, que inclui aos tarsiiformes, os simios e os humanos.

Principais espécies

Na ordem dos primatas, além dos seres humanos, são também bastante conhecidos os gorilas, chimpanzés, bonobos, mandris, babuínos, orangotangos, lêmures, micos. E em destaque na história da biologia, mais especificamente na hematologia, está o macaco-rhesus, devido ao sistema sanguíneo fundamentado no fator Rh.

No Brasil, as principais espécies endêmicas são o cuxiú-preto, bugio, macaco-barrigudo, macaco-prego, mico-leão-dourado (em risco de extinção), muriqui, soim-de-coleira, uacari-branco.


StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

Comentários