FELINOS

Topo da Página


Os felídeos (latim científico: Felidae) constituem uma família de animais mamíferoscarnívoros, dos quais o mais conhecido é o gato. Também são conhecidos por felinos digitígrados, da ordem dos .

Os felinos fazem parte da grande família de mamíferos carnívoros, que vai desde o gato doméstico até o leão, o rei da selva. Todos apresentam garras longas e encurvadas e alguns deles possuem unhas retrateis, ou seja, quando o animal as encolhe, elas são envolvidas pelas dobras da pele. As patas da frente têm 5 dedos e as de trás 4. Todos são privilegiados de um ótimo olfato, audição aguda e a capacidade de enxergar muito bem durante a noite. Possuem mais de 500 músculos e mantém o controle sobre todos. Sua espinha é bastante flexível, o que lhes permite subir em árvores com facilidade.

A alimentação é constituída basicamente de pequenos mamíferos, roedores e aves.

Habitam todos os continentes, exceto a Antártida e Oceania.

Felidae
Panthera tigris, um exemplo de felino
Panthera tigris, um exemplo de felino
Classificação científica
Reino: Animallia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Subordem: Feliformia
Superfamília: Feloidea
Família: Felidae
Sub-Famílias

Felinae
Machairodontinae - extinta

Evolução

Os felinos evoluiram no Eocénico a partir do grupo Viverravidae, que também deu origem às civetas, hienas e aos extintos nimravídeos. O primeiro verdadeiro felino foi o Proailurus que viveu na Europa há cerca de 30 milhões de anos. Este animal tinha corpo longo, patas curtas e um dente molar adicional em cada mandíbula, por comparação aos felinos modernos. Já no Miocénico, o Proailurus deu origem ao gênero Pseudaelurus que se diversificou em dois grupos: a sub-família Machairodontinae, que inclui os chamados tigres-dente-de-sabre e Schizailurus, o ancestral da família Felidae, que surgiu há mais de 18 milhões de anos.

O primeiro grupo moderno de felinos a surgir foi a sub-família Acinonychinae, que inclui as chitas modernas (género Acionyx) e a chita norte-americana (género Miracionyx) actualmente extinta.

A sub-família Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos. Os linces surgiram na América do Norte há cerca de 6,7 milhões de anos e daí expandiram-se para a Europa e Ásia. A primeira espécie reconhecida do género Lynx na Europa é o L. issiodorensis que viveu há 4 milhões de anos e que era maior que os linces actuais, mas com patas relativamente mais curtas.

Taxonomia

Subfamília Felinae

Tribo Pantherini

    • Neofelis Gray, 1867
      • Neofelis nebulosaPantera-nebulosa (Griffith, 1821) -
      • Neofelis diardi Cuvier, 1823 - Pantera-nebulosa-de-bornéu
    • Panthera Oken, 1816
      • Panthera (Uncia) schaubi [=Panthera schaubi] - fóssil
      • Panthera (Uncia) uncia - Leopardo-das-neves
      • Panthera tigris (Linnaeus, 1758) - Tigre
      • Panthera leo (Linnaeus, 1758) - Leão
      • Panthera leo X ligris (???, 1824) - Ligre
      • Panthera pardus (Linnaeus, 1758) - Leopardo
      • Panthera onca (Linnaeus, 1758) - Onça-pintada

Tribo Felini

Subtribo Pardofelina

Subtribo Felina

Subfamília Machairodontinae


Os felinos brasileiros de algum modo estão ameaçados de extinção. Com a crescente distribuição dos ecossistemas e conseqüentemente da vida selvagem, a criação em cativeiro uma importante estratégia para a conservação das espécies.

Jaguatirica

Nome científico: Leopardus pardalis
Classe:
Mammalia
Ordem:
Carnívora
Família:
Felidae
Distribuição:
Sudoeste do Texas (EUA) e do Oeste do México até o Norte da Argentina.
Habitat:
Cerrado Caatinga, Pantanal, Florestas Tropicais e Sub-Tropicais.
Hábitos:
Diurnos/noturnos
Nome Comum:
Jaguatirica ou gato-do-mato.

Características:
A jaguatirica tem o corpo esbelto e musculoso. O s pelos são curtos e apresentam suave coloração de fundo amarelado ou pardo-acinzentado, com manchas pretas arredondadas, que podem apresentar-se como listas na parte superior do corpo. No ventre e nas patas a cor é esbranquiçada. O adulto pesa até 15 kg e mede até 50 cm de altura, sendo considerado um felino de médio porte. Alimentam-se de aves, répteis, roedores, coelhos, cutias, e pacas. Em cativeiro alimenta-se de carne picada e pequenos animais abatidos. A idade mínima para procriação das fêmeas é de 18 meses e os machos começam à partir dos 15 meses. A fase de reprodução vai de setembro a novembro e a gestação dura entre 70 e 75 dias. Geralmente, nasce de 1 a 2 filhotes. A jaguatirica vive, em média, 20 anos. A jaguatirica está atualmente ameaçada de extinção devido a caça predatória e a devastação de seu habitat natural.


Leopardo

Nome científico: Panthera Pardus
Classe:
Mammalia
Ordem:
Carnívora
Família:
Felidae
Distribuição:
É encontrado na África, na Ásia e algumas partes da Europa.
Habitat:
Variados ecossistemas, da selva tropical às savanas, estepes e montanhas
Hábitos:
Sobretudo, noturnos.
Nome Comum:
Leopardo

Características:
O leopardo distingui-se pela cor suave do pelo dourado salpicado de manchas negras, olhos claros transparentes e formas esbeltas. Está entre os mais belos animais selvagens. Mede até dois metros de comprimentos e pesa cerca de 90 kg. Apresenta pescoço longo, patas curtas e cauda longa.
Alguns leopardos são completamente escuros e chamados "panteras negras".
A época de acasalamento começa em fevereiro e vai até março, num período de gestação de 90 dias e ninhada de 3 a 5 filhotes.


Leopardo Asiático

Nome científico: Felis (prionailurus) bengalensis
Classe:
Mammalia
Ordem:
Carnívora
Família:
Felidae

Distribuição: Compreende deste a Índia até a Sibéria, chegando ao extremos Oriente do continente, incluindo o Japão, Filipinas e as ilhas menores da Indonésia.

Habitat: Selvas de Bangladesh, Afeganistão, Burma, Camboja, China, Índia, Indonésia, Japão, Coréia, Laos, Sumatra, Bornéu, Malásia, Nepal, Paquistão, Filipinas, Taiwan, Tailândia, antigas repúblicas da URSS e Vietnam.
Hábitos:
Crepusculares e noturnos
Nome comum:
Leopardo asiático ou gato leopardo

Características:
É semelhante à jaguatirica da América do Sul, em geral, de porte menor. Mede entre 40 e 90 cm de comprimento e seu poso varia entre 3 e 8 kg. Nas regiões frias, o período de acasalamento ocorre uma vez por ano, entre os meses de fevereiro e março. Já nas regiões tropicais, o acasalamento ocorre durante todo o ano. As crias são de 2 à 4 filhotes num período de gestação de 65 à 70 dias. Alimentam-se de pequenos herbívoros, lebres, répteis, insetos, enguias, peixes e ocasionalmente carniça.
Vivem até 15 anos.


Onça Preta

Nome científico: Panthera onca
Classe:
Mammalia
Ordem:
Carnívora
Família:
Felidae
Distribuição:
Do sul dos Estados Unidos ao Norte da Argentina.
Habitat:
Florestas tropicais
Hábitos:
Noturnos
Nome Comum:
Onça preta, pantera negra ou pantera nebulosa.

Características:
A onça preta é uma variação melânica, ou seja, a onça pintada e a preta são da mesma espécie mas a onça preta possui mais melanina (pigmento que dá cor escura) no pelo. Pode chegar até 3 metros de comprimento e pesar até 140 kg.
Atualmente, a onça preta está ameaçada de extinção, procurada principalmente pela beleza de sua pele.


Onça Pintada

Nome científico: Panthera onça
Classe:
Mammalia
Ordem:
Carnívora
Família:
Felidae
Distribuição :
América do norte (Arizona, Texas e Novo México) e América do Sul.
Habitat:
Florestas e Savanas
Hábitos:
Noturnos
Nome comum:
Onça pintada

Características:
Aparência esbelta, com pernas relativamente curtas e cabeça arredondada. Sua pelagem apresenta uma tonalidade amarela com manchas pretas em forma de roseta, com exceção da região ventral, que é branca. É o maior felino do continente americano e pode chegar até 135 kg .
Alimenta-se de aves e mamíferos. A reprodução ocorre durante o ano inteiro, com gestação de 93 a 105 dias , nascendo 2 filhotes no máximo. Vivem em média, 20 anos.


Leão

Nome científico: Panthera leo
Classe:
Mammalia
Subclasse:
Theria
Ordem:
Carnívora
Família:
Felidae
Sub-família:
Feloidea
Distribuição:
África e Ásia
Habitat:
Savanas e regiões semidesérticas
Hábitos:
Crepusculares
Nome comum:
leão (macho) leoa (fêmea)

Características:
Quando nascem, medem cerca de 33 centímetros, pesam 2 kg e apresentam manchas pardas que somem conforme crescem. A partir de 2 anos Os machos desenvolvem uma juba de que vai do amarelo claro ao preto.
Seu comprimento na fase adulta vai de 1,80m a 2,40m, pesando em torno de 170kg a 190kg.
Atinge a maturidade reprodutiva entre 3 e 4 anos e a reprodução ocorre durante o ano inteiro. A gestação pode durar até 95 dias, nascendo de 2 a 4 filhotes. Alimentam-se principalmente de zebras, veados, antílopes e girafas. Em média, uma fêmea precisa de 5 kg de carne por dia e um macho de 7 kg. Porém, na natureza, a caça tem um ritmo irregular e pode acontecer deles ficarem sem comer durante dois ou três dias. Quando a caça é farta, podem ingerir 20-30 kg de carne de uma só vez.
Vivem, em média, 15 anos.


Tigre

Nome científico: Panthera tigris
Classe:
Mammalia
Ordem:
Carnívora
Família:
Felinidae
Distribuição:
Ásia
Habitat:
Matas, Bosques e Bambuzais.
Nome comum:
Tigre

Características:
O tigre possui garras fortes, dentes afiados e enfrentam qualquer animal.

Seu comprimento varia de 1,42 a 2,60 metros, incluindo a cauda que pode medir mais de um metro e pesa cerca de 200 quilos. Sua pelagem tem como cor de fundo um amarelo claro e listras negras em todo o corpo.

Nenhum tigre tem as listras do pêlo igual ao de outro, assim como os seres humanos que não possuem impressões digitais iguais, mesmo sendo gêmeos.
Se reproduz a cada três anos. A gestação leva cerca de 108 dias e nascem de 3 a quatro filhotes por ninhada.
Alimenta-se de animais como leopardos, crocodilos, tartarugas, peixes e outros tigres. Podem comer os seres humanos, também.
Vive cerca de 13 anos e é considerado os maior dos felinos.



StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

Comentários