Animal da Semana

Topo da Página

http://bicharada.net/animais/fotos/1953.jpg
Nome científico: Cuculus canorus
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Cuculiformes
Família: Cuculidae
Género: Cuculus
Espécie: C. canorus

Nome corrente:

Cuco

Distribuição
Os cucos, ou cucos-canoros, podem ser encontrados em várias e extensas regiões do globo. Na Europa, pode ser encontrado em quase todos os países, desde o Sul de Espanha e Portugal, até à Escandinávia, incluindo a Grã-Bretanha. Podem ser ainda encontrados no Norte e Centro de África e na Ásia.
Os cucos fazem migrações, por exemplo: no Inverno migram da Europa para o Norte de África.

Alimentação

Os cucos alimentam-se principalmente de insectos e larvas, dando assim um importante contributo no controlo de pragas. No entanto, ocasionalmente comem também frutos, sementes e mesmo pequenos répteis ou anfíbios.

Estado de conservação
O seu número é bastante elevado, não estando por esse motivo em perigo e considerando-se portanto o seu estado seguro.

Reprodução
Os cucos são conhecidos principalmente por serem verdadeiros parasitas dos ninhos. Apesar de haver casos em que os nascimentos ocorrem de forma normal para aves desta dimensão, isto é, a fêmea faz o ninho, deposita o ovo e fá-lo eclodir, na maioria das vezes as fêmeas de cuco procuram ninhos de outras espécies que já estejam feitos, com ou sem ovos. Se houver ovos, um deles é retirado do ninho da ave hospedeira para a mãe cuco depositar lá o seu, que demora cerca de doze dias a eclodir. Pode fazer isto em vários ninhos, chegando a depositar ovos em doze ninhos diferentes por época. Depois, espe
ra que as outras aves façam nascer e alimentem as suas crias. Passadas poucas horas ou dias do seu nascimento, os jovens cucos expulsam do ninho os verdadeiros filhos da ave que preparou o ninho, ou os seus ovos, se estes ainda não tiverem eclodido. A ave hospedeira fica então a criar o cuco até que este tenha tamanho e idade para voar, o que corresponde a cerca de três semanas. Assim, é frequente ver pequenas aves a alimentar jovens cucos, muitas vezes maiores que a própria ave hospedeira. Estima-se que as fêmeas de cuco utilizem este método com mais de cem outras espécies de ave! Mas também acontece duas fêmeas de cuco porem ovos no mesmo ninho…

Tamanho
Os cucos adultos podem ter de comprimento 34 centímetros, cerca de 60 centímetros de envergadura e podem pesar cerca de 100 gramas.

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

Comentários