Animal da Semana

Topo da Página

http://images01.olx.com.br/ui/4/06/02/63180402_1-Imagemns-de-Cabra-e-uma-ovelha-com-filhote.jpg
Nome científico: Capra hircus
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Caprinae
Género: Capra
Espécie: C. aegagrus
Subespécie: C. a. hircus

A cabra é, de entre os animais de quinta, aquele que mais ligações mantém com as variedades selvagens da espécie.

Domesticação
As cabras foram dos primeiros animais a ser domesticados, foi por volta do ano 7000 AC no Médio Oriente. Talvez a sua resistência natural e capacidade de adaptação a condições extremas tenha chamado a atenção dos povos nómadas da região para este animal e para a possibilidade de o domesticar.

Utilização
Na quinta, a cabra é criada com várias finalidades. Desde logo, para o aproveitamento do leite para a produção de queijo de cabra puro, ou com mistura de leite de ovelha.
Depois, o aproveitamento da carne, que tem grandes apreciadores, e que em épocas especificas atinge preços elevadíssimos nos locais de venda. Por último, o aproveitamento da pele, usada na produção de calçado, vestuário e ainda artigos de decoração.

Robustez
A cabra é um animal de uma robustez tremenda. Sobrevive, no estado selvagem, a condições climatéricas extremas, sejam montanhas cobertas de neve, sejam desertos áridos, com uma elevadíssima taxa de sobrevivência das crias.
Em alguns lugares desabitados, principalmente em ilhas onde foram deixadas pela mão do homem, as cabras são uma praga incontrolável.
Este aspecto tem levado a que a cabra seja cada vez mais o gado dos povos pobres, e menos bafejados pela sorte, no que diz respeito ao clima, por todo o mundo.

Alimentação
Quando na quinta, as cabras, além do pasto normal, que segundo os agricultores, depois de pisados pelas cabras já não servem para as ovelhas ou vacas, comem tudo o que apanham, sejam arbustos ou flores. Se necessário, sobem para os muros para atingir as copas dos arbustos e árvores.

O bode pode ser violento para com estranhos. Se se sentir intimidado, vai investir com grande violência sobre o intruso, seja ele outro bode, qualquer outro animal, ou mesmo um humano.

Reprodução
O tempo de gestação da cabra é de cinco meses, e à cria nascida chama-se cabrito.

Ao som característico da cabra chama-se balido.
Uma cabra pode viver cerca de 20 anos

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

Comentários