Animal da Semana

Topo da Página

http://eds.salles.blog.uol.com.br/images/chipanze.jpg
Chimpanzé
O que são e como vivem os Chimpanzés em 20 tópicos

1. Os chimpanzés são assim classificados:

Reino Animal, Filo dos Cordados, Subfilo dos Vertebrados, Classe dos Mamíferos, Ordem dos Primatas, Família dos Pongídeos, Gênero dos Pan e Espécie dos Trogloditas. Há três subespécies: Verus, Trogloditas e Schweinfurthi.

2. Chimpanzés têm o corpo quase todo coberto de pelos escuros. Os bebês têm a pele mais clara, que vai escurecendo com o tempo.

3. Chimpanzés são mais ativos durante o dia.

4. A gestação das fêmeas dura cerca de 8 meses e meio e os gêmeos são raros.

5. Chimpanzés são encontrados em 21 países africanos, em variados habitats: de florestas úmidas a áreas pantanosas e savanas.

6. No início do século 20, cerca de 2 milhões de chimpanzés habitavam as florestas da África. Hoje, o número chega a 150 mil.

7. Chimpanzés podem viver mais de 50 anos em cativeiro; em liberdade, a média de vida é mais baixa.

8. Chimpanzés são onívoros. Gostam de comer frutas, sementes, insetos e pequenos mamíferos.

9. Chimpanzés são bons caçadores e dividem suas caças com outros membros de seu grupo.

10. Biologicamente, chimpanzés são mais próximos dos humanos que dos gorilas.

11. Os braços dos chimpanzés são mais compridos que as pernas. Esta característica proporciona que alcancem frutas em galhos que não suportariam seu peso.

12. Chimpanzés andam eretos sobre os membros inferiores em pequenas distâncias e quando precisam carregar algo nos membros superiores, mas geralmente andam de quatro, apoiando os pés e as articulações dos dedos das mãos.

13. Chimpanzés têm polegares e dedos dos membros inferiores opostos, o que os ajuda a escalar e subir em árvores.

14. Assim como os bebês humanos, os chimpanzés bebês precisam de contato físico e afetivo para se desenvolver com saúde.

15. Chimpanzés dependem das mães até os 7 anos de idade.

16. Limpar o pelo de outros chimpanzés é um dos mais importantes comportamentos sociais nas comunidades. Ajuda a promover a amizade;

17. Chimpanzés são capazes de demostrar alegria, tristeza, medo, desespero, amor e empatia.

18. Chimpanzés não têm capacidade de linguagem verbal, mas chimpanzés em cativeiro foram capazes de aprender mais de 300 sinais na ASL (American Sign Language), a linguagem dos surdos-mudos.

19. O nome chimpanzé vem do dialeto bantu e significa "mock man". "Mock", em substantivos compostos, tem o valor de "falso", como "mock velvet" (falso veludo), "mock diamond" (falso diamante). Chimpanzé seria algo como "falso homem" ou "imitação de homem".

20. Chimpanzés constroem ferramentas

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

Comentários