Animal da Semana!

Topo da Página

Crocodilo-africano-de-focinho-comprido
http://bicharada.net/animais/fotos/1334.jpg
Nome científico: Crocodylus cataphractus

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Ordem: Crocodilia
Família: Crocodylidae
Subfamília: Crocodylinae
Género: Crocodylus
Espécie: C. cataphractus

Outros nomes
Crocodilo-da-Guiné ou gavial-africano

Distribuição
Esta espécie pode ser encontrada no território Centro Oeste africano, a Sul a partir de Angola, principalmente em Cabinda, depois ao longo da costa africana, ocupando toda a Bacia do Congo, e indo até ao Senegal, limite Norte da presença destes animais. Nesta área, habita também o outro grande crocodilo africano, o do Nilo, encontrando-se por vezes as duas espécies lado a lado.

Alimentação
A base da alimentação destes animais são os peixes, aves e pequenos mamíferos e sapos. Ocasionalmente, atacam animais de maior porte, mas uma vez que habitam zonas de floresta tropical densa, onde abunda o alimento, preferem fazer pequenas refeições, com mais frequência.

Estado de conservação
Apesar de quase não ser possível avistar animais desta espécie em algumas zonas onde ainda há poucos anos existiam em abundância, e o seu número estar em declínio acentuado noutras, sabe-se que em termos globais existem muitos animais em boas condições de saúde dispersos pela área, o que ainda não confere a esta espécie nenhum grau especial de atenção. Não se conhecem números concretos, já que em muitas zonas nem o Homem alcançou ainda todos os locais. Contudo, o seu estado de conservação é considerado seguro, ou pouco preocupante.

Reprodução
A fêmea costuma colocar cerca de dúzia e meia de ovos, que demoram em média 110 dias a encubar, num ninho previamente feito por si na margem do curso de água que habita, e onde pode proteger os ovos dos predadores.

Tamanho
Os animais desta espécie raramente atingem mais de 4 metros.

Longevidade
Estimada em cerca de 60 anos

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

Comentários