Diplopodos

Topo da Página

Diplópodos (ou diplópodo, milípede ) é qualquer organismo da classe Diplopoda do filo dos Artrópodes que inclui os embuás, piolhos-de-cobra e gongolôs (no sul de Moçambique, congolote).

Diplopodos

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Superclasse: Myriapoda
Classe: Diplopoda

São animais herbívoros e detritívoros, isto é, se alimentam de detritos, como matéria vegetal morta. Quando se sentem ameaçados, os diplópodes enrolam-se, fingindo-se de mortos. Em outras situações, eliminam substâncias repelentes que afastam predadores. O corpo dos diplópodes é dividido em cabeça, um pequeno tórax e um longo abdome segmentado. Em cada segmento observamos dois pares de patas.

Possuem um corpo cilíndrico, com um par de antenas, olhos simples e dois pares de patas locomotoras por segmento (que podem variar de 20 a 100) e seu sistema respiratório é traqueal. Sua reprodução é sexuada e sua fecundação é interna. Todos os diplópodes são ovíparos.

Diplódes são terrestres e possuem o corpo dividido em cabeça e tronco. Na cabeça apresentam olhos simples e um par de antenas de garras ou ferrões, chamadas forcípulas, mas só no caso dos Quilópodes.

Os embuá, ou piolhos-de-cobra, ou ainda gongolos, possuem dois pares de pernas por anel.

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

Comentários