ANIMAL DA SEMANA!

Topo da Página

Onça-Pintada

Onça-Pintada
Onça-Pintada

Características

Se na América não vive o Leopardo, em compensação vive a onça, também conhecida por Jaguar ou Onça-Pintada, nome comum do maior e mais poderoso felídeo do continente americano. Seu nome, nas línguas indígenas das florestas subtropicais, é yaguar. É impropriamente chamada de tigre, pois é mais feroz que este e maior que a pantera.

O aspecto geral é maciço. Uma onça adulta pode medir entre 1,12 e 2 m de comprimento, não incluindo a cauda (de 60 a 70 cm), com 80 cm de altura até a espádua. Pode passar dos 100 kg.

Habita as matas das Américas do Sul e Central, em florestas quentes e úmidas. Graças a suas habilidades para nadar e trepar nas árvores, é capaz de capturar grande variedade de presas. É ágil, arisca, paciente, tenaz, silenciosa e muito feroz. Ela mergulha, salta, corre, e tem sentidos muito aguçados.

Constitui o terror das selvas sul americanas, pois a ferocidade e a agilidade surpreende e revela bastante sagacidade na caça. Na época das chuvas, quando a parte baixa da floresta se transforma num enorme lamaçal, a onça escala as árvores e por lá fica, durante semanas, até que passem as tempestades.

Onça-Pintada
Onça-Pintada

Pelagem

A pelagem tem um desenho característico, com a pele salpicada de rosetas, que consistem num círculo de pintas negras que rodeiam a outra, central, de cor clara. O pêlo malhado disfarça-lhe a presença confundindo-a com o ambiente.

Pele de onça é troféu valioso e muito procurado. Em vista disso, suas proprietárias, para salvar a pele, foram afastando-se dos locais mais freqüentados por homens e espingardas, de modo que, hoje em dia, para encontrar uma delas é preciso ir procurar bem no fundo das grandes matas, na vizinhança das aguadas - que são o seu lugar predileto. Está ameaçada de extinção devido a caça, mas já existem reservas onde ela é protegida como a de Foz do Iguaçu.

Onça-Pintada
Onça-Pintada

Alimentação

É carnívora. Caça veados, queixadas, macacos, antas (às vezes), cavalos, gado bovino (nas fazendas), capivaras e outros roedores e quando caça aves sabe imitar o seu pio. Vez por outra perde a parada para algum touro, para um bando de queixadas (que a despedaçam a mordidas) ou para o tamanduá, com suas unhas e poderoso abraço. Não perdoa sequer os peixes, arranca-os de dentro da água a tapas, deglutindo-os sem a menor consideração. A onça pode comer até mesmo o jacaré, que sucumbe ao seu ataque, e ainda uma jibóia, que quando abocanhada pela onça, não escapa.

Somente o porco-do-mato, lhe inspiram certo respeito, por que vivem em bandos e atacam em massa quando incomodados. Mas nem mesmo eles vivem tranqüilos: basta um afastar-se dos outros para que o gatão lhe caia em cima, sem dó nem piedade.

Família - Felídeos
Ordem - Carnívoros
Nome Científico - Panthera onca ou Jaguarius onca

Filhotes

Sua gestação dura 120 dias, tendo de 2 a 3 filhotes por vez. O treinamento das crias inclui empurrões para que eles caiam na água e percam o medo de nadar.

A onça pode ser cruzada com o leopardo, tão chegado é o parentesco das duas espécies. O único problema é um não matar o outro.

O casal cuida do bem-estar da família e para protegê-la, investe até contra o homem, a quem normalmente teme. A onça fêmea só dá emancipação aos seus filhotes depois que eles começam a caçar sozinhos e quando isso acontece, o filhote já está transformado em um animal dos mais respeitáveis.

Onça-Pintada

Onça-Pintada
Onça-Pintada

É o maior felino do continente americano, podendo chegar a 135 kg. É um animal de compleição robusta, dotado de grande força muscular, sendo a potência de sua mordida considerada a maior dentre os felinos de todo o mundo. Outra característica marcante dessa espécie é que ela não mia como a maioria dos felinos. Assim como o Leão, o Tigre e o Leopardo, ela emite uma série de roncos muito fortes que são chamados de esturro.

Possui pelagem amarelo-dourado com pintas pretas na cabeça, pescoço e patas. Nos ombros, costas e flancos tem pintas formando rosetas que têm, no seu interior, um ou mais pontos. O Leopardo (Panthera pardus), que ocorre na Ásia e África, também possui rosetas, porém sem pontos pretos no interior. Podem ocorrer indivíduos inteiramente negros, sendo esta apenas uma característica melânica da mesma espécie. Mesmo nesses indivíduos, as pintas podem ser visualizadas na luz oblíqua.

Originalmente a distribuição deste animal se dava desde o sudoeste dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Atualmente ela está oficialmente extinta nos Estados Unidos, é muito rara no México, mas ainda pode ser encontrada na América Latina, incluindo o Brasil. De maneira geral, porém, suas populações vêm diminuindo onde entram em confronto com atividades humanas. No Brasil ela já praticamente desapareceu da maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul.

Ocorre em vários tipos de habitat, desde florestas como a Amazônica e a Mata Atlântica, até em ambientes abertos como o Pantanal e o Cerrado. São animais de hábitos solitários, tendo maior atividade ao entardecer e à noite. São territorialistas, ocupando, na dependência do tipo de habitat, de 22 a mais de 150 km2, onde o território de um macho se sobrepõe aos de duas ou mais fêmeas.

Suas presas naturais consistem de animais silvestres como catetos, capivaras, queixadas, veados e tatus. No entanto quando o número destes animais diminui, geralmente por alterações ambientais provocadas pelo homem, as onças podem vir a se alimentar de animais domésticos e por esse motivo são perseguidas.

Os machos e as fêmeas encontram-se apenas no período reprodutivo. A gestação é de 93 a 105 dias, nascendo somente um ou dois filhotes. A mãe cuida do filhote até que ele complete cerca de dois anos. Neste período o ensina a caçar e a sobreviver.


A destruição de habitats aliada à caça predatória devido principalmente ao alegado prejuízo econômico causado às criações de animais domésticos fazem com que as populações venham sendo severamente reduzidas.

Onça-Pintada

Onça-Pintada
Onça-Pintada

Família: Panthera onca

Espécie: Nove subespécies distribuídas na América do Norte, Central e do Sul

Tamanho máximo: 1.8m/ 57-100kg

Reprodução: 1-4 filhotes, de 90 a 111 dias de gestação.

Vida social: As onças são animais solitários que se socializam somente para a reprodução.

Dieta: Veados, antas, répteis, peixes, macacos e gado.

Status: O desflorestamento ameaça extinguir o habitat natural da onça-pintada.

Maior felino das Américas, a onça-pintada é parente próxima dos leões, tigres e leopardos. Seu habitat natural são as matas densas e as florestas tropicais. Como os tigres, as onças-pintadas são exímias nadadoras e até capturam peixes.

Uma condição genética, denominada melanismo, às vezes produz exemplares totalmente negros. Conhecida como pantera negra ou onça-preta, essa variação faz parte dessa mesma espécie.

Fonte: www.animalplanetbrasil.com

Onça-Pintada

Nome popular

Onça-pintada, onça, jaguar, canguçu.

Nome científico

Panthera onca.

Gênero: Panthera

Neste gênero estão os grandes felídeos.
São animais de porte elevado, com poderosos rugidos. Hábeis caçadores, fascinam o homem com sua beleza e agilidade.
Por todos estes atributos, foram cruelmente caçados pelo homem, encontrando neste, seu único inimigo.

Distribuição geográfica

Do Sul dos Estados Unidos até os confins da Argentina.

Habitat

Florestas quentes e úmidas.

Hábitos alimentares

É carnívora. Caça veados, queixadas, capivaras e outros roedores, macacos, antas, aves e até cavalos e gado bovino nas fazendas. Vez por outra perde a parada para algum touro, para um bando de queixadas (que a despedaçam a mordidas) ou para o tamanduá, com suas unhas e poderoso abraço.

Muitas vezes a onça penetra em rios profundos para dar caça aos peixes grandes que vivem no mesmo habitat. A onça pode comer até mesmo o jacaré, que sucumbe ao seu ataque e ainda uma jibóia, que quando abocanhada pela onça, não escapa.

Tamanho

É o maior felídeo das três Américas chegando a 2 metros com a cauda. Existem registros de indivíduos com até 2,5 metros.

Peso

Pode passar de 100 quilos. Existem registros de indivíduos com até 150 Kg.

Período de gestação

Aproximadamente 110 dias.

Características da reprodução

O treinamento das crias inclui empurrões para que eles caiam na água e percam o medo de nadar.

Particularidades

É ágil, silenciosa e paciente. Sobe em árvores, nada, mergulha, salta e corre. Tem sentidos muito aguçados. O pelo malhado disfarça-lhe a presença confundindo-a com o ambiente.

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

Comentários